NOVO SITE DA DIPED - DRESA!
Buscamos uma forma de melhor divulgar o informativo, informações das frentes de atuação e matérias do blog com relatos de prática potentes das Unidades Educacionais de nosso território!
disponível do endereço eletrônico: https://dipedsantoamaro.wixsite.com/home
ou
Educação para as Relações Étnico-Raciais
Enciclopédia Negra
Veja alguns exemplos de expressões que DEVEM ser mudadas:
Escravos Escravizados
As pessoas não são escravos, nem por escolha, nem por nascimento, elas foram escravizadas.
Índios Indígenas
Índios é um termo muito genérico, além de se referir aos habitantes da Índia, pois os colonizadores pensaram chegar neste país, indígenas é um termo mais abrangente e que indicam o pertencimento a um povo.
Tribo Povos
Tribo tem um caráter pejorativo, carrega em seu significado um modelo de vida inferior e arcaico, povos são grupos que possuem a mesma manifestação cultural.
Descobridores Colonizadores
O Brasil não foi descoberto, ele foi invadido pois já haviam povos aqui, use colonizadores, ou mesmo invasores, mas não descobridores.
Legislação
Símbolos Africanos
São símbolos que representam conceitos ou aforismos. Adinkra são amplamente utilizados em tecidos e cerâmica entre os Ashantis do Reino Ashanti e os baoules que historicamente migraram de Gana. Eles são incorporados em paredes e outros recursos arquitetônicos
Não são só um pedaço de tecido como muitos podem pensar: o carinho e cuidado com que as mulheres tratam este tecido é distinto. Acredite se quiser, cada uma delas pode ter várias histórias para contar.
Filmes
Um índio é pego numa torrente de experiências estranhas, revelando mistérios de tempo e espaço. Introdução Pajerama do tupi-guarani significa Futuro Pajé (...) ... O que um futuro Pajé pensaria se quando criança pudesse viver as transformações do seu habitat natural por meio da urbanização?
Kiriku é chamado para salvar sua aldeia de perigos sobrenaturais e humanos, o que ele faz com muita astúcia e humor, além de uma certa ingenuidade sobre o mundo. Contado pelo seu do avô, o Homem Sábio que vive na Montanha Proibida, o filme entrelaça uma coleção de fábulas misturando narrativa tradicional e mitologia com pedaços de humor e sagacidade.
PORTFÓLIO - CURSO RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E O CURRÍCULO DA CIDADE
Portfólio eletrônico desenvolvido durante o Curso "Relações étnico-raciais e o currículo da Cidade" oferecido pela DRE Santo Amaro e ministrado pelas Professoras Ângela Camargo e Irene Izilda da Silva. Panorama das discussões, recursos, relatos de práticas, linguagens, depoimentos realizados nos encontros.
Sites
Projeto educativo de valorização da cultura afro-brasileira, fruto de uma parceria entre o Canal Futura, a Petrobras, o Cidan - Centro de Informação e Documentação do Artista Negro, o MEC, a Fundação Palmares, a TV Globo e a Seppir - Secretaria de políticas de promoção da igualdade racial. O projeto teve seu início em 2004 e, desde então, tem realizado produtos audiovisuais, ações culturais e coletivas que visam práticas positivas, valorizando a história deste segmento sob um ponto de vista afirmativo.
A Ação Educativa é uma organização fundada em 1994, com a missão de promover os direitos educativos e da juventude, tendo em vista a justiça social, a democracia participativa e o desenvolvimento sustentável no Brasil. Acreditamos que a participação da sociedade em processos locais, nacionais e globais é o caminho para a construção de um país mais justo. Por isso, aliamos a formação e a assessoria a grupos nos bairros, escolas e comunidades com a atuação em articulações amplas, a pesquisa e a produção de conhecimento com a intervenção nas políticas públicas
Compromisso com a comunicação pública. Praticamos a independência nos conteúdos, a ética, a transparência e a gestão participativa. Defendemos os direitos humanos, a liberdade de expressão e o exercício da cidadania. Valorizamos as pessoas e a diversidade cultural e regional brasileira. Cultivamos a criatividade, a inovação e a sustentabilidade.
http://escravonempensar.org.br/
O Escravo, nem pensar! é o programa educacional da ONG Repórter Brasil. Fundado em 2004, é o único programa nacional dedicado à prevenção do trabalho escravo.
Nossa missão é diminuir o número de trabalhadores aliciados para o trabalho escravo e submetidos a condições análogas a de escravidão nas zonas rural e urbana do território brasileiro, por meio da educação.
Geledés – Instituto da Mulher Negra foi criado em 30 de abril de 1988. É uma organização política de mulheres negras que tem por missão institucional a luta contra o racismo e o sexismo, a valorização e promoção das mulheres negras, em particular, e da comunidade negra em geral.
Geledé é originalmente uma forma de sociedade secreta feminina de caráter religioso existente nas sociedades tradicionais yorubás. Expressa o poder feminino sobre a fertilidade da terra, a procriação e o bem estar da comunidade.
Nosso principal objetivo no ACNUR é salvaguardar os direitos e o bem-estar das pessoas que foram forçadas a fugir. Juntamente com parceiros e comunidades, trabalhamos para garantir que todas as pessoas tenham o direito de solicitar asilo e encontrar um porto seguro em outro país. Também procuramos garantir soluções duradouras para pessoas desenraizadas.
Por mais de cinquenta anos, o ACNUR ajudou milhões de pessoas a recomeçarem suas vidas. Estes incluem refugiados, retornados, apátridas, deslocados internos e requerentes de asilo. Nosso trabalho de proteção, abrigo, saúde e educação tem sido crucial, ajudando a restaurar passados destruídos e construindo futuros mais promissores.
http://www.usp.br/neinb/?p=887
Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre o Negro Brasileiro
Com o crescimento do acesso e impacto da Internet, ela se tornou um meio privilegiado de educomunicação e extensão universitária. Com este princípio, o NEINB – Núcleo de Estudos Interdisciplinares do Negro Brasileiro reformulou o seu portal em parceria com a Vérsila Educacional, buscando ser, mais que um portal institucional, um verdadeiro serviço de extensão do núcleo.
Núcleo de Estudos Ameríndios
O Centro de Estudos Ameríndios (CEstA) é um Núcleo de Apoio à Pesquisa (NAP), vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade de São Paulo. Tem como objetivo produzir, aprofundar, sistematizar e divulgar conhecimentos sobre os povos indígenas das Américas. Sua equipe é composta por pesquisadores de diferentes áreas, contando com especialistas reconhecidos no Brasil e no exterior, vinculados à Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (Departamentos de Antropologia e História), Museu de Arqueologia e Etnologia, Instituto de Estudos Brasileiros e Instituto de Matemática e Estatística (Departamento de Ciência da Computação).
https://www.inclusive.org.br/arquivos/22356
Artigo sobre o que (não) fazer no Dia do Índio
https://www.visibilidadeindigena.com/
Com a vontade de enaltecer e reconhecer toda essa potência e também recontar as nossas histórias através de nossos próprios olhares e perspectivas, surge o Visibilidade Indígena (VI) — uma rede de etnomídia com foco no protagonismo indígena, que utiliza das redes sociais e dos meios de tecnologia como a principal ferramenta.
https://www.youtube.com/watch?v=6YnrBriHnyo&feature=youtu.be
O mundo do black power de Tayo
https://www.youtube.com/watch?v=6JSI-wi7Oyc&feature=youtu.be
Meu turbante é de rainha