top of page
Crianças em círculo

Ciclo de

alfabetização

O compromisso com a aprendizagem de bebês, crianças, adolescentes e adultos é o objetivo primordial para educadores e educadoras da Diretoria Regional de Santo Amaro, especialmente quando se trata da alfabetização.

A alfabetização, visto como processo de apropriação do código somente, não contempla a complexidade que envolve o processo que cada um(a) de nossos(as) estudantes vivencia ao aprender a ler e a escrever. 

Desde a mais tenra idade, muito antes da escolarização, bebês e crianças tem contato com o mundo letrado, percebendo que a escrita transcreve as marcas de fala e que ler é converter essas marcas em fala. É na escola, que esses conhecimentos já internalizados, começam a ser alvo de reflexão e intervenção, para que o processo de alfabetização se efetive.

Isso posto, cabe então salientar que o período destinado a alfabetização pressupõe olhar para o Sistema de Escrita Alfabético como um objeto de estudo, reflexão e aprendizagem e, não somente, como um código a ser codificado e decodificado. Diante dessa concepção, que enxerga a alfabetização como um movimento dialógico, acompanhar as aprendizagens e propor intervenções significativas são desafios vivenciados em cada espaço escolar.

O Ciclo de Alfabetização - composto pelos três primeiros anos do Ensino Fundamental - baseia-se nos conceitos orientadores: a Educação Integral, a Equidade e a Educação Inclusiva, sendo esses, princípios inalienáveis de todas as práticas educativas escolares. Nessa perspectiva, entende-se que a formação dos sujeitos, em toda sua complexidade, perpassa pela garantia dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento de todos e todas, isto é, enfatiza-se com isso, que todas as pessoas têm o direito de aprender, considerando as suas especificidades e percursos individuais.

Para subsidiar o trabalho dos professores e das professoras da Rede, também foram publicadas as Orientações Didáticas do Currículo da Cidade que, por sua vez, se propõem a articular os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento às práticas pedagógicas em sala de aula. 

Pensando no contexto pandêmico em que vivemos e o impacto nas aprendizagens e no contexto escolar de forma geral, foi elaborada a Proposta de Priorização Curricular, que tem como objetivo principal assegurar aprendizagens essenciais aos educandos, baseada no Currículo da Cidade de São Paulo.

Consulte aqui todo material referente ao Currículo da Cidade.

bottom of page