NOVO SITE DA DIPED - DRESA!
Buscamos uma forma de melhor divulgar o informativo, informações das frentes de atuação e matérias do blog com relatos de prática potentes das Unidades Educacionais de nosso território!
disponível do endereço eletrônico: https://dipedsantoamaro.wixsite.com/home
ou
Itinerários Formativos
A proposição dos Itinerários Formativos e seus respectivos Percursos, presentes no Currículo da Cidade - Ensino Médio, tem como referência os itinerários formativos da BNCC e considera uma série de aspectos que permeiam a organização do trabalho pedagógico nas Unidades Educacionais, buscando convergências que favoreçam o desenvolvimento de ações educativas coerentes com a formação integral dos jovens de diferentes territórios da Cidade de São Paulo. Deste modo, os Itinerários Formativos têm como objetivo promover experiências que busquem o desenvolvimento integral de todos os estudantes do Ensino Médio por meio de aprendizagens significativas.
Os Itinerários Formativos estarão organizados a partir das seguintes Áreas do Conhecimento: Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
Neste sentido, tais Itinerários devem inter-relacionar os conhecimentos basilares da formação geral, associando-os aos Objetos de Conhecimento que circulam em diferentes esferas da vida pessoal, social, profissional e cultural, de forma que os estudantes possam dar prosseguimento ao seu processo de escolarização, avançando, assim, no desenvolvimento de sua autonomia e emancipação ao longo de sua trajetória de vida.
Portanto, os Itinerários Formativos serão propostos a partir da integração entre as Áreas do Conhecimento, visando promover uma unidade teórico-prática entre diferentes campos do conhecimento, de forma sequencial e/ou complementar. Estarão estruturados de maneira flexível, interdisciplinar e poderão ser desenvolvidos em diferentes formatos: clubes, incubadoras, grupos de estudo e pesquisa, entre outros.
Para a implementação dos Itinerários, será necessário considerar os seguintes critérios:
-
Desenvolver capacidades que permitam aos estudantes ter uma visão de mundo ampla e heterogênea, tomar decisões e agir nas mais diversas situações, seja na escola, no trabalho ou na vida.
-
Contextualizar os Objetivos e Metas de Desenvolvimento Sustentável - ODS.
-
Utilizar uma abordagem que transponha as fronteiras disciplinares.
-
Contribuir para a mobilização de saberes teórico-práticos.
-
Articular as diversas Áreas para dialogarem e contribuírem com os demais componentes do currículo.
-
Aprofundar as aprendizagens relacionadas aos objetivos gerais e às Áreas do Conhecimento.
-
Consolidar a formação integral dos estudantes, desenvolvendo a autonomia necessária para que realizem seus projetos de vida.
-
Reforçar a incorporação de valores universais, como ética, liberdade, democracia, justiça social, pluralidade, solidariedade e sustentabilidade.
-
Contribuir com a educação para as relações étnico-raciais, com o protagonismo dos povos originários e com a inclusão dos povos migrantes.
Além dos critérios citados, os Itinerários Formativos deverão, sempre que possível, estabelecer relações com as seguintes temáticas: Ética, Cidadania, Democracia, Relações Étnico-Raciais, Direitos Humanos, Diversidade, Juventudes, Tecnologias e Cultura Digital, Relações Interpessoais, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Inclusão de Pessoas com Deficiência e Transtornos Globais do Desenvolvimento, Gênero e Sexualidade, Mundo do Trabalho, Saúde e Bem-Estar, Saúde Pública, Projeto de Vida[1], Desenvolvimento Tecnológico e Científico, entre outros temas da atualidade.
Eixos estruturantes
Os Itinerários Formativos e seus respectivos Percursos estão organizados a partir dos eixos a seguir:
-
Investigação Científica
-
Mediação e Intervenção Sociocultural
-
Empreendedorismo
-
Multiculturalismo e Multiletramentos
-
Processos Criativos
-
Gestão de Conteúdos e Informações
-
Mediação e Intervenção Político-Econômica
PERCURSOS DE ESTUDOS E DE FORMAÇÃO
Os Itinerários Formativos propostos pela BNCC para o Ensino Médio seguem cinco grandes áreas de conhecimento: Linguagens e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Formação Técnica e Profissional, que compõem as possibilidades de escolha das disciplinas a serem cursadas pelos estudantes. Na Rede Municipal de Ensino de São Paulo, dado o seu histórico e especificidades, a opção por criarmos Percursos de Estudo e Formação no lugar de Itinerários Formativos, como os indicados pela BNCC, ocorreu não só devido a uma diferenciação semântica, na qual a ideia de um Percurso de Estudo e Formação estava em maior consonância com as concepções, premissas e princípios já explicitados no Currículo da Cidade, mas também por optarmos por uma proposição que permitisse às escolas estabelecer uma inter-relação com temáticas diversas como: ética, cidadania, democracia, relações étnico-raciais, direitos humanos, diversidade, juventudes, tecnologias e cultura digital, relações interpessoais, meio ambiente e sustentabilidade, inclusão de pessoas com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento, gênero e sexualidade, mundo do trabalho, saúde e bem-estar, saúde pública, projeto de vida, desenvolvimento tecnológico-científico, entre outras temáticas emergentes.
Além dos 4 eixos que já constavam dos Itinerários Formativos da BNCC (Empreendedorismo, Processos Criativos, Investigação Científica e Mediação e Intervenção Sociocultural), outros 3 eixos foram acrescidos nos Percursos de Estudo e Formação: Mediação e intervenção política econômica; Multiculturalismo e Multiletramentos, Gestão de conteúdos e informações.
Sendo assim, os adolescentes e jovens poderão ter acesso a uma noção mais ampliada acerca do conhecimento de mundo, em nível médio, de modo que poderão aprofundar o contato, refletir e debater sobre diversos aspectos da vida em sociedade, assim como também com temas que lhes permitam construir e compreender seus processos identitários de forma crítica, interdisciplinar, contextualizada, com vistas à sua educação integral, numa perspectiva emancipatória que respeite seus centros de interesse.
Fonte: SÃO PAULO. (Município). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Currículo da Cidade: Ensino Médio. São Paulo: SME/COPED, 2021.