Ação da SME consiste na entrega de livros e desdobrou em um evento organizado pela POSL Gislaine dos Santos Koenig
A leitura é imprescindível na vida. Além da formação acadêmica, também é essencial para o desenvolvimento da imaginação e colabora para o conhecimento de si e do mundo.
A partir da entrega das obras do programa Minha Biblioteca deste ano, feita pela Secretaria Municipal de Educação (SME), a EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Cacilda Becker construiu, praticamente, um “paraíso literário”.
Estudante da EMEF Cacilda Becker mostrando livros do programa Minha Biblioteca
A ideia do evento, realizado nos dias 12 e 17 de agosto, foi as crianças escolherem os livros que mais a interessassem e levá-los para casa. Independente do gênero literário e/ou do autor, o importante é o incentivo à leitura das crianças e dos adolescentes e a ampliação do acervo literário pessoal dos estudantes.
Gislaine dos Santos Koenig, Professora de Sala de Leitura (POSL) da unidade educacional e que organizou a entrega dos livros, comentou sobre a relevância do programa:
“Vejo este evento como fundamental tanto no que diz respeito à autonomia quanto ao desenvolvimento do protagonismo leitor. Ter a possibilidade de escolher os livros que você vai levar de presente desperta não só o interesse, como também o desejo de conhecer outros espaços de leitura, como livrarias e bibliotecas”.
Estudantes da EMEF Cacilda Becker com POSL Gislaine durante a entrega dos livros do programa Minha Biblioteca
De acordo com a POSL Gislaine, antes da entrega, os jovens mediadores – estudantes com idades entre 9 e 13 anos e que a auxiliaram na entrega das obras - tiveram a oportunidade de conhecer os livros enviados para todos os ciclos e perceberam que ali havia muitas obras desconhecidas por eles:
“Concluímos que vários livros eram, em sua grande maioria, desconhecidos pelos alunos que os receberiam e mereciam ter uma apresentação com vídeos de 1 minuto, principalmente para os pequenos”.
Livros do programa Minha Biblioteca na EMEF Cacilda Becker
Em seguida, as crianças puderam escolher os livros de seu interesse e conseguiram ir para seus respectivos “paraísos literários”.
“O uso dos vídeos feitos pelos mediadores falando sobre os livros disponíveis fez total diferença no direcionamento da escolha dos pequenos. Primeiro, pelo vínculo afetivo que eles têm com o grupo. Segundo, ao ouvir as indicações, já procuravam na estante os que mais agradavam o seu apetite leitor”, finalizou a POSL.
Estudantes da EMEF Cacilda Becker mostrando os livros que escolheram durante a entrega dos livros do programa Minha Biblioteca
André Martinez
Estagiário de Jornalismo
Comments