Em comemoração aos 20 anos da Lei n° 10.639/2003, o evento reuniu mais de cinco mil educadores e contou com diversas apresentações pautadas na Educação Antirracista
Durante a semana de 16 a 20 de outubro, a Diretoria Regional de Educação de Santo Amaro (DRE - SA) organizou, através da Divisão Pedagógica da frente de Educação Infantil (DIPED), a IX Jornada Pedagógica da Educação Infantil. O evento foi sediado, concomitantemente, em dois polos: nos anfiteatros dos Centros de Educação Unificados (CEUs) Alvarenga e Caminho do Mar.
Abertura da IX Jornada Pedagógica com a pauta da Educação Antirracista na Educação Infantil.
Como forma de comemorar os 20 anos desde a promulgação da Lei n° 10.639/2003, a Jornada foi pautada na divulgação e incentivo de práticas relacionadas à Educação Antirracista. Contando com a participação ativa dos educadores e estudantes das Unidades Educacionais, foram expostas palestras, apresentações culturais (como um grupo de capoeira), performances musicais (como um grupo de samba), relatos de prática e vídeos institucionais da Secretaria Municipal de Educação (SME) sobre o tema.
Objetivando oportunizar trocas e reflexões acerca do racismo no Brasil e sua interferência na Educação, diversos apontamentos pertinentes à discussão foram feitos: como pensar o povo afro-brasileiro em outro contexto para além do eurocêntrico? Como valorizar o povo negro, suas características e identidades de forma a combater a visão racista muitas vezes vigente na cultura brasileira? Se, de fato, há uma convivência harmônica entre os diferentes povos em um país tão desigual como o Brasil e a democracia racial não é um mito, por que a Lei 10.639/20003 teve que ser criada?
Alguns pontos fundamentais levantados nas apresentações dos palestrantes foram a necessidade urgente de se reconhecer a existência do racismo para, posteriormente, poder combatê-lo, e a questão de mesmo havendo vários livros no acervo literário disponibilizado pela Rede, ainda falta realizar atividades práticas no cotidiano escolar para além do Dia da Consciência Negra que tragam representatividade para os bebês e crianças negras.
Auditório do CEU Alvarenga cheio de educadores para apreciarem a IX Jornada Pedagógica.
Em suma, os apontamentos e questionamentos elaborados pelos docentes visavam a valorização da diferença cultural e do processo de reconstrução de valores da sociedade contemporânea. No entanto, os educadores ressaltaram que, apesar da importância da Jornada Pedagógica, a Educação Antirracista deve ser praticada diariamente nas escolas, de janeiro a janeiro, e não apenas em um determinado período do ano letivo.
A seguir, apreciem os registros de todos os palestrantes e apresentações que fizeram parte da IX Jornada Pedagógica da Educação Infantil:
Roda de conversa entre três gerações de educadoras. Da esquerda para a direita: Profa. Irene Izilda, Profa. Daniela e Profa. Ana Gilda
Stela, estudante da EMEF Sylvio Heck, se apresentando.
Apresentação de dança afro com o CEI Lorena Rodrigues.
Apresentação Cultural: EMEF Habib Carlos Kyrillos, Dr. com o teatro Brasil Africano.
Roda de capoeira do grupo Cativeiro Capoeira.
Contação de história A menina e o barril- POSL Crhis da EMEF Carlos Augusto.
Dança Afro-brasileira com as educadoras do CEI Celestina Steward.
Apresentação cultural do CEI Emílio Antônio de Carvalho: O Bumba-meu boi e a herança afro-brasileira presente nas manifestações culturais.
Palestra da professora Marineusa Medeiros.
Apresentação da EMEF Manuel Carlos de Figueiredo Ferraz com os estudantes do projeto: Brasil no meu canto: Conceição Evaristo e as brasilidades de sua Escrevivência.
Em ordem, da esquerda para a direita: Deni Miranda (formadora da DIPED), Max Mu (dramaturgo e pedagogo), Manuela Barreiro (formadora da DIPED) e Marineusa Medeiros (professora).
Participação da Ana Paula Xongani (à direita), com a roda de conversa sobre “Educação de meninas negras”.
Apresentação cultural: Teatro- Ubuntu, um conto africano.
Em ordem, da esquerda para a direita: Denise Pizzoni (formadora da DIPED), Carolina Droga (diretora regional da DRE-SA), Elenice Costa (formadora da DIPED), Profa.Lucinéia e a Coordenadora Pedagógica Jéssica Luana da EMEI CEU Alvarenga.
Coordenadora Angela Camargo, com a palestra: “Educação Antirracista na Educação Infantil”.
Pâmela dos Santos e Ana Cláudia Cavalcanti, professoras do CEI CEU Caminho do Mar.
Relato de prática com Fellipe e Daniela, o diretor e a coordenadora pedagógica da EMEI Alexandre Correia: Antirracismo e gestão-Compartilhando percursos formativos e o olhar para as materialidades.
CEI CELESTINA - Dança Afro-brasileira Música: Magalenha (Sergio Mendes).
Relato de prática das Profas. Paula Cristina, Fernanda Medeiros,Edicléia Sabino, Angélica Fernandes, Analice Barros e Cristiane, CEI JD. LUSO - Construindo a Identidade no CEI.
Palestra: Fotografia, imagens que contam
Daniel Amadei - EDUCOM/SME.
Professoras Jucilene e Fernanda, da EMEI CIDADE ADEMAR 3, com a palestra: Olelê Molibá Makasi: Literatura negro-brasileira na Educação infantil.
Palestra “Educação Antirracista e não Xenofóbica”, da Ms. Vilma Santana dos Santos.
CCA Tiãozinho - Barbatuque: Música Você chegou.
CCA Mamãe - Banda: Os Fios da Mãe.
Professores Carla Dominiciano e Will Lima na Formação Cultural EMIA -atividade prática com os educadores a partir dos desdobramentos dos 20 anos da lei 10.639.
Palestra: Caixoteca Literária: Práticas Pedagógicas para Educação Antirracista, com Evaldete Martins.
POSL Chris Heri, da EMEF Carlos Augusto, apresenta o conto africano “A menina e o barril”.
Relato de prática da Coordenadora Pedagógica Laís Nascimento e a Profa. Eliene Alves: “Pelos Caminhos da África” – Compilado das propostas antirracistas do CEI Ângela Maria Fernandes.
Mônica Batista (Formadora do DIPED) na palestra: “Imagem, branqueamento e branquitude na Educação Infantil”.
Mariana da Silva (formadora do DIPED) na palestra: “A leitura como direito: literatura africana e afro-brasileira e as infâncias”.
Professora Rosiane, do CEU EMEI Caminho do Mar.
Membros do Jornal Empoderado.
AEL da EMEF Ana Maria Alves Benetti com o conto: Angorô e o tempo.
Palestra: Representação e representatividade negras no imaginário midiático brasileiro: perspectivas para a luta antirracista, com Marcos Yoshi.
Palestra: Educação para as Relações Étnico-Raciais: saberes e práticas antirracistas, com Agnis Freitas.
Relato de prática da Coordenadora Pedagógica Elaine Cristina Valentim do CEI Santo Amaro.
Mediação: “Educação antirracista: concepções e experiências cotidianas” com as coordenadoras pedagógicas: Natália Tazinazzo (à esquerda) e Viviane Vieira à direita).
Relato de prática do Coordenador Pedagógico Anderson Lopes da EMEI VIRGÍLIO TÁVORA - UMA JORNADA PELA ÁFRICA. Em ordem, da esquerda para a direita: Alessandra Silva (formadora do DIPED), Elenice Costa (formadora do DIPED), Anderson Lopes, Denise Pizzoni (formadora do DIPED) e Marina das Graças (diretora do DIPED).
Palestra: Como promover a educação antirracista no dia a dia da educação infantil, com a Supervisora Escolar Gilmara Guedes.
Palestra "Bebês, crianças, Docência e Educação para as relações Étnico-raciais - Perspectivas emancipatórias, de luta e formação", com a Elaine Cristina Ferreira da Conceição, COORDENADORA PEDAGÓGICA da CEMEI LÁZARA VEIGA CATELLANI - DRE Campo Limpo.
Palestra: Práticas culturais afrodescendentes e os processos de educação infantil. Potencialidades e possibilidades constituídas em diálogos no próprio território, com Fernando Oliveira da Costa.
Em ordem, da esquerda para a direita: Denise Pizzoni (formadora da DIPED), Carolina Droga (gerente geral da DRE-SA),Coordenadora Pedagógica Laís e a profa. Eliene do CEI Angela Maria Fernandes.
Palestra: A Contribuição da Literatura para uma EducaçãoAntirracista com aBruna Cristina -Profa. CEI JORGINHO.
Relato de prática da EMEI CORA CORALINA: ”O diálogo entre a formação e as práticas antirracistas nos contextos educativos cotidianos". Em ordem, da esquerda para a direita: Denise Pizzoni (formadora da DIPED), Denise Barbosa e Telma Maria (professoras da Unidade) e Elenice Costa ((formadora da DIPED).
André Martinez
Estagiário de Jornalismo
Comments