Jornal O Pequeno Seareiro é lançado mensalmente e tem o objetivo de se aproximar dos familiares e informá-los sobre as atividades executadas pelas crianças
Em 2020, período pandêmico em que as unidades educacionais estavam tendo que dar as aulas através da internet, a professora Ana Delenícia, do CEI O Pequeno Seareiro, criou um jornal da instituição para poder divulgar as atividades realizadas pelos estudantes da Unidade.
Após a educadora se desvincular do CEI, em 2021, o compromisso para com o jornal permaneceu e uma equipe de 5 pessoas assumiu a responsabilidade: a diretora Rachel Neto e as professoras Gizela Castro, Kelly Menezes, Telma Franco e Yasmin Abdo.
Amostras impressas do jornal O Pequeno Seareiro (Foto: reprodução/André Martinez)
Partindo da premissa de usar o jornal não só como uma ferramenta de informação, mas também de aproximação das famílias da comunidade em que a escola está envolvida, as docentes o repaginaram e o transformaram em um periódico extremamente dinâmico. O projeto é publicado mensalmente e foi bem recebido pelas famílias, que, inclusive, aproveitam o espaço para fazerem anúncios de serviços prestados ou da venda de alguma mercadoria.
Ele contém pegadinhas, receitas, entrevistas com especialistas, tirinhas, charadas, curiosidades específicas sobre a faixa etária das crianças (0 a 4 anos) - como informações sobre o sono, a alimentação, a fala e os primeiros passos – e, logicamente, as atividades feitas pelas crianças. De acordo com as educadoras, isso traz representatividade para as crianças, fator fundamental para a evolução e para a alegria delas.
“É gratificante ver a felicidade das crianças em se sentirem prestigiadas, faz com que todo o esforço valha a pena. Isso contribui de forma direta na formação delas como pessoas”, relataram as professoras responsáveis pelo projeto.
Crianças da CEI O Pequeno Seareiro reagindo ao jornal da Unidade (Foto: reprodução/Rachel Neto)
Além de prestigiar os estudantes, o jornal objetiva se aproximar dos familiares das crianças que compõem a comunidade escolar e mostrar a eles o papel ativo que a escola tem na formação e desenvolvimento de seus filhos e filhas. Para isso, as professoras explicaram que abordam, de forma sucinta, o Projeto Político Pedagógico (PPP) e que costumam escrever na coluna “Entendendo Nosso Fazer” alguns conceitos pedagógicos.
“Sabemos que alguns familiares trabalham muito e não têm tempo para comparecer à Reunião de Familiares. Assim, a coluna ‘Entendendo Nosso Fazer’ procura inteirá-los sobre os projetos pedagógicos e quais ações a escola está promovendo, de modo a mantê-los informados sobre o cotidiano escolar de seus filhos e filhas.”
Com o intuito de abordar diferentes personagens que estão inseridos no cotidiano das unidades escolares, os funcionários da escola também são entrevistados, como Sandra e Severino, por exemplo, que foram prestigiados e se sentiram valorizados ao aparecerem no jornal.
Entrevista com Severino, funcionário da Unidade, presente no jornal (Foto: reprodução/André Martinez)
“Não produzimos o jornal apenas para as crianças, mas também para os funcionários e a comunidade em geral. Nós até trazemos profissionais ‘de fora’ para entrevistarmos, mas é importante falarmos com pessoas de dentro da escola”, afirmaram as professoras.
“Nosso principal objetivo é dar voz as pessoas e valorizar o trabalho de todos: crianças, professores, funcionários e familiares. Assim, todos participam e se sentem prestigiados”, concluíram.
Crianças da CEI O Pequeno Seareiro reagindo ao jornal da Unidade (Foto: reprodução/Rachel Neto)
André Martinez
Estagiário de Jornalismo
Comentarios